Pedal Verde Brasil

Pedal Verde Brasil
Original Trip Adventure

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pedal Santa Helena

Comunidade São Francisco

Espigão do Norte

Subida
Sábado dia 18 as 6:30 após um café da manhã reforçado,rumamos em direção a matelândia via Espigão do Norte,logo na saida deu pra perceber que o trajeto ficaria mais difícil do normal pois ja ventava forte de Nordeste logo cedo.

Saimos:Magrão,Negri,Black,Silvio,Debona,Lincohn,Jamanta e Lucas(estreante).Primeiro pit stop no vale do rio Sabiá nos arregamos numa ameixeira.Glicose reposta, tomamos o rumo da vila esmeralda, na primeira subida forte, o grupo da frente se distanciou e ja foi tomando um caminho diferente e eu Sílvio e Negri rumamos pelo do GPS, duzentos metros abaixo a bike do negri da pau.
Ameixas

Acabou a estrada

Primeiro contato
 Foi gancheira mais trocador trazeiro e mais alguns raios, assim a solução foi andar até a rodovia e pedir resgate,nos dividimos e seguimos em frente eu e o Sílvio para encontrar a galera em um ponto de ônibus em vila Esmeralda, ai foi mais 1 km de asfalto para entrar novamente numa estrada rural bem conservada até acabar numa porteira de fazenda,fim de linha.
Eduardo




Residência Indígena






















Seguimos por uma trilha até um portão onde pulamos a cerca e seguimos até encontrar a primeira casa dentro da comunidade indígena Tekohá Añetete, pedimos permissão para passar e o cara não quis assumir responsabilidade porém nos encaminhou para a casa do cacique Augusto, cerca de 1 km adiante.







Chegando la nos informaram que o cacique não estava na aldeia e uma pessoa em uma motocicleta chamado Eduardo, após breve conversa, nos deu permissão para passar e assim fomos avançando e conhecendo este lugar espetacular, passando por estradas com mata nos dois lados,e casas estilizadas misturadas à paisagem, proporcionando um visual surreal,sem contar uma descendente de cerca de 5km em meio a mata que proporcionou velocidades muito altas num dowhill maluco,único vento na cara do dia que não incomodou.


Black e Jone De Bona

Casa do Jerônimo

Bike

Jerônimo e seu primo

Cadê a estrada

Ah se eu tivesse as habilidades!

Descida longa

Portão de entrada da aldeia













Seguimos adiante e chegamos ao portal de entrada da aldeia para sair(entramos pela porta dos fundos)e rumar-mos para vila Bonita onde paramos num bar para fazer um lanche e conhecer uma figuraça que fazia ponto ao redor da mesa de sinuca do boteco







































Figura em Vila Bonita

Santa Helena ao fundo

Ponte sobre o rio São Francisco

"Só tem coca e cerveja"

Ciclovia Sub Sede Santa Helena

Ponte sobre o lago de Itaipu











Depois do lanche-almoço, seguimos até Ponte Queimada no memorial da Coluna Prestes, ai ja estavamos quase la, mais 27 km para o destino. E tome vento na cara e tome sobe e desce até chegar-mos a vila Natal onde fizemos mais uma parada para um rápido descanso,essa hora o sol estava forte, e ir para a parte final da trip,alternando agora partes com calçamento de pedras irregulares e chão,até Sub Sede, onde paramos num bar e nos deliciamos com uma cervejada muiiito gelada pra comemorar, depois foi só pegar a ciclovia que da acesso a praia de Santa helena onde o Zelo  nos esperava com um disco cheio de arroz com frango,muito bom!Dai em diante foi um strike, todo mundo caiu na rede ou colchão pra dar aquele relax merecido. Foram 111 km em 8:58m e média de 15,5km/h.
texto- magrão
fotos-Silvio e Magrao
Final de tarde no lago de Itaipu

2 comentários:

  1. Parabéns galera, muito massa. O texto e as fotos muito bacâna, rico em informações, até o nome dos caboclo.....

    ResponderExcluir