sexta-feira, 20 de abril de 2012
Ciclovia em Medianeira
1233 metros. Este é aproximadamente a medida da única ciclovia do município de Medianeira, que vai do cruzamento da avenida Brasil com a Rua Bahia até próximo a Universidade Tecnológica Federal . Bom, sim, é bom ter uma ciclovia, mas para uma cidade que possui mais de 40 mil habitantes, é vergonhoso.
Gestores municipais em geral, dão pouca importância a esta estrutura, porém sabem da importância deste meio de locomoção, pois anualmente promovem passeios ciclísticos.
Quem realiza caminhada, ou para se locomover anda a pé ou de bicicleta, percebe o fluxo principalmente em horários de pico a quantia de “magrelas” que rodam em nosso município.
Fomentar o uso da bicicleta promove benefícios para o meio-ambiente. E isto vai além da questão da redução das emissões dos veículos automotores. Tem também a questão do menor uso do solo, tanto para a circulação na via pública, quanto também para os estacionamentos públicos, privados e residenciais, com os respectivos espaços para manobra, que também são menores (imagine o contrário: um carro a mais na família implica em aumentar a garagem e aumentar o espaço no pátio para manobra. Para este aumento são sacrificadas aquelas árvores que estorvam e o gramado é substituído por algum revestimento para não dar barro em dias de chuva!).
Portanto este ano eleitoral escolhemos vereadores e prefeito, vamos ver quem tem alguma proposta neste sentido, pois nossas vias públicas devem ter mais propostas para pedestres (calçadas descentes) e ciclistas, e não somente veículos automotores que são investido milhões.
Thiago Reginato
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário