Pedal Verde Brasil

Pedal Verde Brasil
Original Trip Adventure

terça-feira, 30 de julho de 2013

Pedal Verde Brasil para Andresito - Argentina (Agosto/2013)

Salve Galera do Pedal Verde
Está programada para o dia 17 de agosto uma pedalada até o município de Andresito na Argentina. A saída será na manhã deste dia em Foz do Iguaçu em frente ao Shopping JL. O retorno será no dia seguinte (domingo, 18,).

Temos as seguintes opções:

- Sair sexta-feira as 12h de Medianeira via estrada velha até Foz e terminar na minha residência

- Na sexta-feira, 16, faremos uma janta de confraternização na casa onde resido. Neste local, tem espaços para jogar colchão, como também instalar barracas no terreno. É um local com o terreno amplo e seguro onde podem ser deixados os veículos estacionados para o irmos ao pedal e no retorno vir novamente até minha residência...
Observações: Para entrar na Argentina precisa levar a identidade; as vagas para hospedagens são limitadas, portanto se agilizem quem tem interesse; quanto aos custos e disponibilidade entrei em contato com a proprietária e vão ser informadas em breve.

Dicas: Levar dinheiro em peso.
Qualquer duvida com relação minha residência e também o nível de dificuldade (160km) do percurso, entre em contato comigo ou com o Black.
Abraços

Att: Thiago Reginato

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Passeio Foz do Iguaçu Medianeira

Eu e Ceci na chegada


   Quinta feira 25 de Julho, feriado em Medianeira, pedalar parece ser uma boa pedida, no entanto minha bike esta em Foz do Iguaçu fazendo uma revisão, pois depois do pedal de Sábado nada mais funcionava direito nela. Assim decido de ir buscá-la, e por que não vir de volta pedalando pela estrada velha de Guarapuava?
   Confesso foi um pouco difícil de levantar sabendo que é dia de feriado e a temperatura está um pouco acima de 0°c,mas o que é combinado não é caro. Tomo um café e rumo em direção a foz admirando a geada que ainda se fazia visível às margens da rodovia.
    Chegando na oficina me deparo com o Miro dando os toques finais na magrela, após um rápido bate papo carrego a bike na camionete e parto para resolver alguns compromissos de trabalho em Foz do Iguaçu, em seguida rumamos para o Parque das Aves,junto a entrada das Cataratas do Iguaçu e me despeço da minha esposa Cecília,que juntamente com minha filha Gabriela, partem para as delícias do Paraguai.

Café da hora no Parque das Aves

Estradas brilhando



    Na portaria do Parque, faço-me anunciar ao Thiago, que  prontamente me chama para dentro da sala de educação ambiental onde batemos um papo e tomamos um café quente, também pede dois big sandubas na cantina,R$ 9,50,que guardo na mochila de guidão, e assim pontualmente as 9:30 começa minha pedalada rumo à Medianeira.



   As estradas estão batidas e sem nada de poeira aliados à temperatura baixa faz com que o pedalar seja mais prazeroso do que de costume e num ritmo bastante rápido chego em um trecho de calçamento com pedras irregulares, menos mal é que é um trecho curto, e quando o mesmo termina é que começa a melhor parte da trip, pois a partir de agora tenho ao meu lado direito a exuberância das matas do Parque Nacional do Iguaçu. Sempre com pássaros revoando à minha frente sigo em frente e logo venço as três Marias, que são três subidas íngremes em seqüencia, para depois me defrontar com um barreiro,pensei se foi a limpeza de minha bike, vencido o primeiro logo vem outro, este não tive coragem de passar, e após retornar e olhar para as margens consegui passar com a bike nas costas pelo meio do capim alto e encharcado, porém sem barro.

Foto na contamão

Torre às margens da estrada

E ai, vai encarar!



Agora olhando para a estrada percebi que eu era o primeiro viajante do dia a se aventurar por aquelas bandas e vi alguns quatis passeando tranquilamente pelo caminho, a estrada agora já não era mais batida, mas estava seca o suficiente para não colar barro nos pneus, logo passo pela torre de observação junto a estrada para em seguida, pontualmente ao meio dia, parar para almoçar na entrada da trilha Martins, já em São Miguel do Iguaçu.
    Entro na recepção e chamo por alguém que não aparece, então tiro meu corta vento, capacete, touca e luvas e me atraco no primeiro sanduiche, muito bem acomodado em um banco de madeira os ruídos que ouço são: O rádio comunicador ligado que vez em quando alguém do outro lado fala, e a sinfonia de pássaros ao redor, esta bem mais agradável.
Recepção da trilha Martins

Lugar muito bonito

Hora de partir

Velho Oeste,voltei!

As 12:40 subo na bike e sigo em frente sabendo que agora restam poucas centenas de metros para descolar do Parque Nacional e rumar para Medianeira, neste momento olho para a lavoura ao lado e vejo um  pardo do tamanho de um bezerro, que ao perceber minha presença, dispara toda para adentrar na mata a frente. Logo tomo a esquerda e sigo para a sede da Fazenda Santo Antônio onde gentilmente o capataz permite minha passagem. Aproximadamente cinco quilômetros adiante paro na encruzilhada  onde chegamos no sábado passado abaixo de  chuva, faço uma foto para lembrar e sigo em direção a Medianeira.

Santo remédio


 Chego à  Aurora do Iguaçu as 14:30 e paro na praça para comer outro sanduiche de atum com alfaces e tomates, agora acompanhado de três laranjas que adquiri pelo caminho.
   Passada a fraqueza hora de seguir em frente e as 15:00 já estou pedalando, agora estou quase em casa, logo na primeira subida após Aurora sinto os efeitos positivos do sanduiche e laranjas, a pedalada se tornou mais vigorosa(santo remédio) e após alguns sobe e desces chego no calçamento que é a última subida até em casa, antes porém,faço uma foto no mesmo local da semana passada e vejo que as flores dos Ipês já não estão mais tão belas como na semana passada, efeito das geadas, possivelmente. No final da subida a parte triste da pedalada, me deparo com uma montanha de lixo depositada às margens da estrada e também muito vidro quebrado, passei na torcida para não furar um pneu e pensando na falta de educação das pessoas em jogar o lixo em qualquer lugar e também na falta de uma atitude do poder público para resolver definitivamente esta situação, uma vez que esta prática é observada em outras partes da cidade.

Ipês ao fundo

Este troféu vai para....



   Sigo pela ciclovia da avenida Brasil(única da cidade) e desço pela avenida Brasília até em casa, não sem antes levar uma fechada de uma senhora simpática(depois da m..., olhou-me pelo espelho e sorriu) mais outro carro que insistia em fazer zigue-zagues à minha frente para que eu não o ultrapassasse, finalmente chego em casa pontualmente às 16:00 horas.
   Guardo minha bike e extasiado pela trip alucinante,  parto para um banho demorado e quente, já pensando quando farei outra destas. Definitivamente estou viciado!
texto e fotos: magrão